domingo, 21 de junho de 2009

PLANOS DE AULA - ANA CLÁUDIA

Cada plano de aula postado a seguir foi aplicado com as duas turmas da 4ª série que acompanhei, das professoras Karla e Beth.

Plano de aula 1
Data: 28/05/2009


Tema: IEU

Duração: aproximadamente 50 minutos

Material: Bola e giz

Objetivo Geral: Testar e verificar algumas capacidades coordenativas das crianças.

Objetivos Específicos: - Desenvolver atividades que proporcionem aos alunos momentos de lazer e diversão, ao mesmo tempo em que seja um novo desafio a ser vencido pelos mesmos. Partindo desse referencial, desenvolver as capacidades coordenativas dos alunos, através de atividades propostas pelo método da IEU ( Iniciação Esportiva Universal).

Descrição das atividades:
Pega-Pega de corrente (Duração: aproximadamente 10 minutos):
Haverá um pegador inicial. Ao pegar um colega, o pegador deve dar a mão para o mesmo, tornando-se dois pegadores. Ao pegarem o terceiro colega, serão 3 pegadores, e assim, sucessivamente. Os pegadores só podem pegar os colegas estando todos de mãos dadas.
“Cara e coroa” (Duração: aproximadamente 15 minutos): Dois grupos, um denominado “cara” e outro, “coroa”, se disporão em duas filas, uma de frente para a outra, tendo uma bola ao centro. O professor deverá numerar os integrantes de cada fileira. O professor sempre dirá um número, e os alunos que possuírem o número chamado deverão tentar pegar a bola. Ganha o grupo que atingir 10 pontos primeiro.
Pare-bola: (Duração: aproximadamente 10 minutos): Cada aluno sorteará um papel sortido com o nome de um animal que estará em um recipiente. O professor escolherá um aluno para iniciar a atividade; o aluno escolhido deverá escolher o nome de um animal, apresentado em uma lista pelo professor e gritá-lo. O aluno que possuir o animal que foi chamado deverá pegar a bola e dar o comando “pare bola”. Simultaneamente a esta ação do aluno, os outros deverão distanciar-se o máximo possível da bola. No momento do comando “pare-bola”, todos devem permanecer no lugar em que estiverem. O aluno com posse de bola poderá dar 3 passos e deverá tentar “queimar” algum colega; caso a ação anterior seja executada com sucesso, o aluno “queimado” passa a ser o que escolhe um animal.
Coletivo De Futebol e Queimada ( aproximadamente 10 minutos)

Avaliação da aula: em um breve momento após o encerramento das atividades ( aproximadamente 5 minutos), os professores se reunirão com os alunos para saberem se as atividades propostas foram prazerosas e o que foi aprendido pelos mesmos.



Plano de aula 2
Data: 04/06/2009


Tema: IEU

Duração: aproximadamente 50 minutos

Material: Bola de plástico, bolas de jornal e giz

Objetivo Geral: Testar e verificar algumas capacidades coordenativas das crianças.

Objetivos Específicos: - Desenvolver atividades que proporcionem aos alunos momentos de lazer e diversão, ao mesmo tempo em que seja um novo desafio a ser vencido pelos mesmos. Partindo desse referencial, desenvolver as capacidades coordenativas dos alunos, através de atividades propostas pelo método da IEU ( Iniciação Esportiva Universal).

Descrição das atividades:
“Cara e coroa”( variação)(Duração: aproximadamente 10 minutos):
Dois grupos, um de frente para o outro e, entre eles, várias bolas ( feitas de jornal). Ao sinal do professor, que será ou “cara” ou “coroa”, o grupo chamado deverá pegar a bola e tentar acertar os colegas do grupo adversário, antes que os mesmos ultrapassem uma linha pré determinada.
“Queimada Real (Duração:aproximadamente 15 minutos): Dois grupos, cada um possuirá uma rainha, um bobo-da-corte, um cavalo, e um X-9 e deverão manter esse segredo e proteger a rainha. A queimada real encera-se quando a rainha de algum time é queimada. O Bobo-da-corte, quando queimado, pode dirigir-se ao campo adversário e atrapalhá-los. O cavalo, quando queimado, deve levar um colega de seu time consigo para o cruza. Caso o X-9 seja queimado, tem que contar aos adversários quem é a rainha de seu time.
Bomba (Duração:aproximadamente 10 minutos): Alunos dispostos lado a lado, formando um círculo, passando a bola entre si. Ao sinal, aquele que estiver com a bola, sai do grupo. Continuar a atividade até que reste apenas um no grupo.
Coletivo De Futebol e Queimada ( aproximadamente 10 minutos)

Avaliação da aula: em um breve momento após o encerramento das atividades ( aproximadamente 5 minutos), os professores se reunirão com os alunos para saberem se as atividades propostas foram prazerosas e o que foi aprendido pelos mesmos.



OBS: Achei interessante não retirar de todo as crianças de seu cotidiano das aulas de Educação Física. Por isso, antes de construir meus planos de aula pedi a opinião dos mesmos e das professoras e chegamos ao consenso de que ao final das aulas haveria um coletivo de futebol e um de queimada. O interessante de se observar é que os coletivos nem aconteceram na prática, tamanha a satisfação dos alunos com as aulas, quiseram continuar nas atividades que propus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário